A palavra "Vaginismo" é pouco divulgada, é uma dificuldade pela qual muitas mulheres passam em alguma altura da sua vida e que afecta gravemente a vida conjugal e a auto-estima da mulher.
O vaginismo resulta da contracção involuntária do músculo pélvico que se situa ao redor da vagina. Estas contracções involuntárias provocam dor e ardor na zona vaginal durante a penetração fazendo com que esta se torne difícil ou até mesmo impossível e insuportável. Existem várias razões para que o músculo pélvico comece a desenvolver esta reacção à penetração. No entanto, nenhuma delas pode ser controlada conscientemente pela mulher.
O vaginismo pode se apresentar tanto em mulheres jovens quanto nas mais maduras, naquelas sem nenhuma experiência sexual e naquelas com anos de experiência. Nem todas as mulheres têm vaginismo da mesma forma, e o grau desta condição varia:
- Algumas não conseguem inserir nenhuma coisa na vagina.
- Algumas conseguem inserir um absorvente interno e submeter-se a um exame ginecológico, mas não conseguem inserir um pénis.
- Outras conseguem inserir um pénis parcialmente, embora o processo seja muito doloroso.
- Algumas conseguem inserir totalmente o pénis, mas a contracção e o desconforto interrompem a progressão normal da excitação sexual até o orgasmo, provocando dor.
- Algumas mulheres conseguem tolerar anos de relação sexual desconfortável com a dor aumentando gradualmente e o desconforto eventualmente interrompe a experiência sexual.
- As mulheres também podem ter anos de dificuldade intermitente em permitir a entrada ou a movimentação do pénis e precisam estar constantemente “em guarda” para controlar e relaxar a área pélvica quando ela subitamente começa a se contrair.
Sem comentários:
Enviar um comentário