terça-feira, 14 de junho de 2016

Vaginismo - Tratamento

Foi uma decisão muito difícil, digo-vos que desde aquele dia que descobri o vaginismo até ao dia em que tomei a decisão de procurar ajuda passaram alguns anos. Fiquei em pânico, isto não poderia estar acontecer comigo, logo a mim que detesto médicos que tenho vergonha de tudo, não podia ser, e lá acabei por fechar os olhos e apagar tudo isto da minha memória, na esperança de que o problema se resolvesse sozinho.  É das coisas que mais lamento, acreditem, não adiem o problema, não arranjem desculpas, resolvam logo, é tudo tão mais simples do que aquilo que pensamos.

Mas finalmente chegou o dia em que tomei a decisão e fui em frente, cheia de medo, mas continuei...

Depois de algumas pesquisas e de ler alguns blogues, cheguei a conclusão de que o tratamento passaria por uma Psicóloga (Terapeuta Sexual)  e uma Fisioterapeuta em Saúde da Mulher e Pavimento Pélvico, ou seja, passa por um tratamento em conjunto, uma trabalha a parte psicológica e a outra a parte física, as duas complementam-se. 

1ª Etapa - Comecei então por procurar clínicas que tratassem o vaginismo, psicólogos, fisioterapeutas, mandei e-mail para vários a pedir informações, (e-mail porque sim, tinha vergonha de ligar) para saber se tratavam a parte psicológica e a parte física. Posso dizer que foi muito difícil, fisioterapeutas não encontrava e a maior parte das clínicas e psicólogos só tratavam a parte psicológica e nalguns casos davam alguns exercícios para fazer em casa, mas não era isso que eu queria, porque em casa sem ajuda de um fisioterapeuta eu sabia que não ia conseguir. Por uma feliz coincidência, ou melhor, por engano mandei um e-mail para uma psicóloga que sim era terapeuta sexual mas que na sua página não falava do vaginismo e para esses eu nem pedia informações pois não abordavam o assunto, mas lá enviei por engano, e a verdade é que foi a resposta mais curta e simples que tive e era mesmo o que eu queria ouvir depois de tanta procura. A resposta foi mais ou menos esta "sim, fazemos um tratamento em conjunto com uma psicóloga e uma fisioterapeuta", acabei com todas as procuras naquele momento era mesmo o que eu procurava. Sou uma pessoa com poucas certezas, mas naquele momento tive mesmo a certeza que eram as pessoas certas.

2ª Etapa - Pronto, agora era a parte em que tinha mesmo que me consciencializar que tinha que ligar a marcar consulta, estava naquele impasse "ligo ou não ligo" até que ganhei coragem e lá marquei consulta. 
Só tinha vagas para o mês a seguir, o que não me deixou nada triste pois ia ter mais tempo para me mentalizar, mas em conversa telefónica com a psicóloga ela passou-me logo o número de uma fisioterapeuta dizendo que seria bom eu ligar-lhe e marcar já uma consulta com ela. Fiquei em pânico, só pensava que seria melhor primeiro ter a consulta com a psicóloga, mas pronto lá ganhei mais uma vez coragem e liguei a fisioterapeuta, e marquei consulta. 

Não podia ter encontrado pessoas melhores, tanto a psico como a fisio são pessoas excelentes que me tem ajudado imenso. 



Sem comentários:

Enviar um comentário