terça-feira, 14 de junho de 2016

1ª Sessão de Fisioterapia

Lá fui eu em pânico para a minha primeira sessão de fisioterapia, só me passava pela cabeça se já ia ter que "tirar roupa" na primeira sessão, se já me ia tentar inserir algo, era um turbilhão dentro da minha cabeça, só me apetecia fugir. Mas não, ganhei coragem e fui até ao fim, termia por todos os lados mas lá fui.

A fisio começou por me perguntar quem me tinha diagnosticado vaginismo, porque achava que tinha vaginismo, que episódios achava que poderiam ter acontecido na minha vida que pudessem ter contribuído para o vaginismo. Chegamos à conclusão que a minha maior dificuldade é o medo, eu não permito a penetração por medo da dor.

Explicou-me que ia ser um tratamento lento, passo a passo, que íamos fazer palpação externa, visualizar o meu corpo, só depois então começaríamos por inserir um dedo.

A serio??? inserir um dedo??? não...era mesmo impensável para mim. Disse-lhe logo que não iria conseguir. Ela só me disse para não me preocupar com isso e pensar passo a passo.

Depois de uma boa conversa perguntou se me podia então começar por fazer apalpação externa, pronto gerou-se o pânico, fiquei um pouco renitente. A fisio disse-me que seria bom mas que só fazíamos se eu quisesse. E pronto respirei fundo e lá disse que sim, vamos a isso.
Toda aquela situação foi muito desconfortável, mas foi um passo muito importante, foi o primeiro passo. Fez-me então apalpação externa e disse-me que já tínhamos progressos que já era muito bom ela estar a conseguir fazer apalpação externa, pois há muitas meninas que nem o toque externo permitem.

Chegou então ao fim a primeira consulta, lembro-me que me vesti a correr cheia de vergonha. 

A fisio começou logo por me mandar trabalho para casa, sim a partir de agora vou ter sempre trabalho para casa, faz parte do tratamento. O trabalho de casa vai ser visualizar o meu sistema reprodutor ao espelho e identificar as diferentes partes, saber quais os pequenos lábios, os grandes lábios, o clitóris, a uretra e tocar no períneo e em toda a zona à volta da vagina, sempre com o espelho à frente para visualizar tudo, ela diz que é essencial conhecermos bem o nosso corpo. 

Apesar de todo o medo vim para casa motivada e entusiasmada. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário